A Cidade é Escola

 
A Cidade é Escola

 
A Cidade é Escola


MESMO, A Cidade é Escola (2017)

🇧🇷 Visando discutir o trânsito existente entre cidade e escola, essa intervenção foi realizada na entrada principal da Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas/SP, onde hoje sou aluno do Programa de Pós-Graduação (Mestrado).

Nessa instalação procurei integrar os contornos que delineiam a palavra E-S-C-O-L-A com traços marcantes de nossas cidades. O painel instalado do lado esquerdo foi composto de retratos que fiz na Holanda, meu país de origem, já o painel fixado do lado direito foi construído com fotos que eu fiz pelas minhas andanças por várias cidades brasileiras.

Acredito que existem muitas possibilidades de interação com esse trabalho, inclusive as diferentes reações e conexões daqueles que transitam pela faculdade.

Uma das educadoras brasileiras que mais me inspirou a produzir essa instalação foi Raquel Ribeiro, que vem discutindo a importância de ampliar o debate entre cidade e escola, tecendo diálogos entre esses territórios produtores de conhecimento.

As ideias de Raquel Ribeiro dialogam com o meu projeto de pesquisa, onde pretendo mostrar como a intervenção urbana pode ser utilizada no campo da educação.